domingo, 29 de março de 2009

Fotos do encontro sobre a semana santa

As vezes só a explicação da catequista ou um desenho para ilustrar não é o suficiente, é necessário que o catequizando vivencie e experimente a sensação de fazer parte dos acontecimentos bíblicos, essa sensação fica gravada para sempre na memória.















terça-feira, 24 de março de 2009

São José - Dia 19 de março



























São José é o pai adotivo de Jesus, casado com sua mãe Maria. Ele era carpinteiro e ensinou esse oficio a Jesus.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
Seu nome em hebraico significa “Deus cumula de bens”.

Terço de São José
Mistérios :

1º Encontro de Maria e José e o noivado

2º Informado pelo Anjo, José sabe de agora em diante que Maria será mãe do Salvador.

3º No presépio de Belém, José e Maria adoram o Filho de DEUS.

4º Para escapar do massacre dos inocentes ordenado pelo rei Herodes, José foge para o Egito com Jesus e Maria.

5º Após a morte do rei Herodes, José retorna a Nazaré com Jesus e Maria.

Nas contas grandes: Meu glorioso São José, em vossas maiores aflições e tribulações, o Anjo não vos valeu? Valei-me, São José!

Nas contas pequenas: São José, valei-me!

Oração do oferecimento ao final :

A vós, glorioso São José, ofereço este Terço em louvor e glória a Jesus, Maria e a vós, para que sejais minha luz, meu guarda, meu guia, minha proteção, defesa, amparo, fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos, tribulações e agonias. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falei em meu favor, advogai a minha causa, diante de Cristo, no Céu, na terra, e alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus, e de Maria e vossa.Amém.

Glorioso Patriarca São José, rogai por nós

sábado, 21 de março de 2009

Semana Santa

Domingo de Ramos

Domingo antes da Páscoa. No domingo de ramos, relembramos a entrada de Cristo, em Jerusalém, montado num burro, enquanto as pessoas o saudavam com ramos.


Quinta-feira santa

Acontece a Santa ceia, ultima refeição de Cristo com seus apóstolos, na noite antes da sua Paixão e morte. Foi na ultima ceia que Cristo instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio e deu aos apóstolos uma longa instrução sobre a caridade cristã.



Lava-pés

Cerimônia litúrgica, que acontece na quinta-feira santa, na qual os cristãos relembram o gesto de Jesus que lavou os pés de seus discípulos.



Sexta-feira santa

É a sexta-feira da semana santa , aniversário da morte de Cristo na cruz. Nesse dia, os católicos jejuam e abstêm-se de carne.

Via-sacra
Série de 14 quadros que representam as principais cenas da Paixão de Cristo, seu caminho até a morte.

Crucifixação
É o momento em que Jesus é pregado na cruz




Verônica

Mulher que nas procissões do enterro de Cristo leva o sudário; relíquia guardada na basílica de São Pedro, em Roma e constituida pelo pano em que, segundo a tradição, uma mulher de nome Verônica, enxugou o rosto de Jesus Quando Ele carregava a cruz ao Calvário, tendo ficado ali gravado a figura de sua face.



Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Domingo de Páscoa


Dia no qual relembramos a ressurreição de Cristo. Na Páscoa celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, é a maior de todas as festas cristãs.





Ressurreição
A ressurreição de Cristo significa que Ele voltou a viver na Páscoa, três dias após a Sua morte, mostrando que Ele é o filho de Deus e que nós também renasceremos. A ressurreição do corpo significa que, após o Juízo Final, aqueles que foram bons terão a vida eterna com Deus e receberão a recompensa de estar ao lado Dele para sempre, e aqueles que foram maus serão punidos com o inferno eterno.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Páscoa




A páscoa cristã lembra a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.
A data da Páscoa foi determinada 325 anos depois da morte de Cristo pelo concílio de Nicéia. A data em que a Páscoa acontece seguiu os padrões que já vinham sendo adotados por tradições antigas da Idade Média.
Os Judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito que é relatado no capítulo 12 do livro Êxodo do velho testamento da Bíblia. O nome “Páscoa” vem do hebraico e significa: passagem, passar por cima. Esta festividade é comemorada até hoje por todos os Judeus do mundo. O próprio Jesus que era Judeu comemorava anualmente a páscoa seguindo as tradições judaicas.
Como a morte e ressurreição de Cristo ocorrem no período de Páscoa ocorre uma mudança importante que é introduzida nas religiões cristãs. A Páscoa deixa de ser a celebração vinculada à libertação dos Judeus e passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o cordeiro que os Judeus sacrificavam na época de Páscoa.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Ficou determinado que a Páscoa fosse comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera que no Hemisfério Sul seria a primeira lua cheia do Outono. Desta forma o dia da Páscoa sempre acontece entre o dia 25 de março e 25 de Abril de qualquer ano.
Todas as religiões cristãs seguem este mesmo mecanismo para determinar sua data de Páscoa. Este tipo de data ou festa comemorativo é chamado de FESTA MÓVEL já que muda todos os anos.
O uso da Lua para determinar a data da Páscoa se origina no calendário Judeu. A data da páscoa vai determinar a data de quando ocorrerão diversas festividades da igreja que também possuem data móvel. Veja a lista:
• Terça-feira de Carnaval - Ocorre quarenta e sete dias antes da Páscoa
• Quaresma - Inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa)
• Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Domingo anterior à Páscoa.
• Quarta - Feira Santa- Dia da Celebração do Encontro.
• Quinta-Feira Santa - Dia em que se celebra a instituição da Eucaristia por Cristo. A quinta-feira anterior à Páscoa.
• Sexta - Feira Santa - Dia que relembra a morte de Cristo. Não há missas, somente uma ação litúrgica às 15:00 h. A sexta feira anterior à Páscoa. Feriado nacional.
• Sábado Santo - Sábado de Aleluia - Sábado da Solene Vigília Pascal - o sábado de véspera.
• Ascensão do Senhor - o sexto domingo após a Páscoa.
• Pentecostes - o sétimo domingo após a Páscoa.
• Santíssma Trindade - o domingo após Pentecostes.
• Corpus Christi ou Corpo de Deus - a quinta-feira imediatamente após o domingo da Santíssima Trindade.
Fonte: http://www.pascoa.info/significado-da-data-de-pascoa-crista.html



domingo, 8 de março de 2009

Quaresma

A quaresma nos lembra os 40 dias que Jesus ficou no deserto sem comer e beber, em oração se preparando para sua grande paixão e morte na cruz.
Quaresma é tempo de conversão, tempo de preparação para a Páscoa da ressurreição, tempo de direcionar a vida para o amor a Deus e ao próximo.
A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e vai até o Domingo de Páscoa. Na quarta-feira de cinzas nós recebemos cinzas para nos fazer lembrar de nossa morte e nos mostrar que devemos nos arrepender de nossos pecados.
"Do pó viemos, ao pó retornaremos."
O jejum, a caridade e a oração são os caminhos que nos leva a verdadeira conversão.
Viver intensamente a Campanha da Fraternidade ajuda-nos na preparação para o momento mais importante do ano liturgíco a Páscoa da ressurreição do Senhor, vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte.

Desenhos Bíblicos - Quaresma